Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Agora que muitos de nós trabalhamos ou estudamos a partir de casa a qualidade da Internet, velocidade e estabilidade, é fundamental. 

Assim decidimos fazer um guia para melhorar a qualidade da Internet no seu dispositivo de acesso (computador, tablet ou telémovel), acompanhados, claro, dos respectivos links. 

Antes de ligar para a operador a pedir para aumentar a velocidade siga estes conselhos. A velocidade que tem disponível pode estar limitada por outros factores que não a largura de banda contratada ao operador. O aumento de velocidade por parte do operador pode ser  mesmo completamente infrutífero se tiver outros problemas no seu acesso local. Isto é, na sua rede caseira.

Internet em casa por cabo

A maior parte de nós tem Internet em casa através de um dos operadores Meo, Nos, Nowo ou Vodafone. Por fibra ou ADSL. 

A distribuição dentro de casa é depois, normalmente, feita por WiFi  (rede sem fios), através de um ponto de acesso, muitas vezes chamado de router ou "access point", como está no esquema:

casa-router-WIFI-melhorar-sinal.png

 

O que influencia a qualidade da Internet no seu computador

1. Qualidade do sinal que chega por fibra ou ADSL a casa (responsabilidade do operador)
2. Distância do computador ao ponto de acesso WiFi ("responsabilidade" do utilizador, veja o exemplo da mesa de trabalho, na imagem em cima. A distância diminui a força do sinal)
3. Quantidade de redes na sua área (competição por largura de banda)

Vamo-nos concentrar na  optimização da ligação ao ponto de acesso WiFi (router) -  que é a que está directamente sob o nosso controlo (pontos 2. e 3.)

Sugestões para melhorar o WiFi

Primeiro vamos diagnosticar os problemas dentro da sua casa e sugerir alterações.

Posição do ponto de acesso WiFi

Caso tenha o ponto de acesso escondido, ou num ponto de acesso remoto da casa experimente expô-lo ou colocá-lo num ponto mais central da casa.

O sinal WiFi pode estar a ser atenuado por livros, móveis, televisões ou qualquer outro objecto que esteja nas suas imediações.  Retire o ponto de acesso de trás destes objectos. Caso o ponto de acesso tenha antenas visiveis coloque-as também na posição vertical para optimizar a recepção/emissão de sinal.

Caso seja possível, mova mesmo o ponto de acesso para um ponto mais central da sua casa. Equilibra assim o sinal que chega a cada ponto da sua casa (veja a imagem seguinte).

WiFi-central.png

Alternativamente, caso seja possível, pode também aproximar o seu dispositivo de acesso à Internet (computador, tablet ou telémovel) do ponto de acesso WiFi (router).

Usar um repetidor

Uma alternativa para melhorar a distribuição do sinal, caso se verifique que o seu router está num ponto remoto e não o possa mudar, é adquirir um repetidor WiFi. O repetidor deve ser colocado, aproximadamente a meio caminho entre o seu ponto de acesso (router) e o dispositivo de acesso (computador, tablet ou telémovel). O repetidor vai ampliar o sinal WiFi e vai ficar com mais qualidade no sinal e mais velocidade disponível. Necessita de alguma configuração. 

WIFI-REPETIDOR.png

 

 

Grande densidade de redes WiFi

Outro motivo para ter Internet lenta é haver uma grande densidade de redes WiFi no local onde acede. Isto é particularmente complicado em prédios onde há uma grande densidade de utilizadores. Para atenuar este problema o WiFi está dividio em canais (do 1 ao 13). Mas em zonas com muita densidade de redes WiFi é normal haver várias redes a partilhar o mesmo canal.
Isto não significa que os vizinhos estejam a aceder à sua rede. Significa apenas que todos competem pela mesma largura de banda disponível neste canal.

Por norma os routers modernos escolhem o canal menos utilizado. Ainda assim esta escolha pode não ser a melhor. Poderá sempre entrar na interface de gestão do ponto de acesso (router) e alterar o canal.

Ligar por cabo

Em geral todos os hotspots WiFi das operadoras nacionais têm 4 portas de rede por cabo (ethernet). Caso  o seu dispostivo de acesso tenha um porta de rede pode ligar- directamente ao router por cabo de rede. Elimina assim todos os problemas associados à transmissão WiFi. Sabemos que ter um cabo espalhado pela casa é inestético, especialmente se o computador estiver muito longe to router. De qualquer forma é uma solução muito eficiente para suprir uma dificuldade temporária.

Caso pretenda manter o cabo e seja habilidoso, pode, posteriormente, manter esta instalação fazendo o cabo contornar os rodapés e portas para tornar a sua instalação mais invisível 

ITED

Se a sua casa for recente  possivelmente estará equipada com ITED. Isto significa que tem cabos de rede para práticamente todas as divisões. Neste caso, poderá ligar o seu ponto de acesso no incio da sua instalação ITED e ligar o seu computador à porta de rede (ponto de acesso Ethernet) mais próximo. 

ponto-de-acesso-wifi-parte-tras.jpg

 

Outras dicas

  • Os fornos micro-ondas podem reduzir a velocidade da sua Internet.  Poderá haver interferência do micro-ondas na frequência em que o WiFi opera.
  • Como a rede da sua casa está sob utilização intensiva, evite ver vídeos em "streaming". Lembre-se que partilha a largura de banda total com os outros utilizadores. Se moderar o seu consumo isto vai melhorar a experiência de todos.

 

Ferramentas para diagnosticar problemas

Os links seguintes são de apps ou páginas que vão ajudar a diagnosticar os diversos problemas. 

1. Verificar a ligação da sua internet
2. Experimente aproximar o seu computador do ponto de acesso WiFi. E use o link que demos em 1 para verificar se melhorou. Aproximar o computador pode melhor bastante a velocidade.
3. Verifique se há muita "concorrência" por largura de banda. Neste guia "https://wikilinks.blogs.sapo.pt/internet-em-todo-o-lado-ou-como-ligar-a-10733" já tinhamos referido a app OpenSignal . Isto permite ver se há muitas redes e, em particular,  se estão no mesmo canal. Se for o caso pode sempre mudar o canal da sua rede WiFi. Escolha um canal com um baixo número de redes e se e puder mude para pelo menos 3 canais de distância.

Internet em casa por telémovel ou ponto de acesso GSM

Caso se ligue por acesso GSM (mini-router ou telemóvel) e depois distribua o sinal por WiFi para os restantes equipamentos poderá fazer o seguinte:

1. melhorar a recepção de sinal GSM. Procure um local, junto de uma janela onde possa colocar o equipamento. Isto pode reduzir a atenução do sinal até à antena do operador e melhorar assim a velocidade global.

2. Mantenha o router ou telemóvel ligado à corrente. Muitos destes equipamentos têm perfis agressivos para poupar energia. Ao estarem ligados à corrente poderão mudar para um perfil menos agressivo e com uma performance melhor.

3. Conjugar o sinal WiFi em sua casa com o sinal GSM. É verdade que sugerímos colocar o seu equipamento num local livre, junto de uma janela. Não se esqueça no entanto que pode estar a perder a velocidade WiFi caso este ponto seja distante dos seus dispositivos. Veja as dicas que démos antes para WiFi. Terá assim de encontrar um bom compromisso.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:02



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D


Pesquisar

  Pesquisar no Blog